Residência

Home » Ensino e Pesquisa » Residência

As ações de promoção, prevenção e assistência à saúde dirigida à gestante e ao recém-nascido (RN) influenciam a condição de saúde dos indivíduos, desde o período neonatal até a vida adulta. A neonatologia é uma especialidade dedicada á assistência ao RN, sendo sua principal meta a redução da mortalidade e morbidade perinatais na procura da sobrevivência do RN nas melhores condições funcionais possíveis. A preocupação com a saúde perinatal tem sido foco primordial nas ações do Ministério da Saúde brasileiro, uma vez que o componente neonatal é um dos grandes desafios na redução da mortalidade infantil.

Com início em 2017 o Programa de Residência Multiprofissional em Neonatologia tem por propósito capacitar profissionais no cuidado integral da saúde por meio de articulação das ações de promoção, prevenção e reabilitação, com vista à integralidade da atenção, no contexto dos hospitais universitários, articulados com a rede do SUS, preservando as especificidades dos campos de saberes das diversas profissões e desenvolvendo competências para atuação em equipe multiprofissional, de acordo com os princípios e diretrizes propostos pelo Sistema Único de Saúde Brasileiro.

Tem a duração de 2 anos, cuja carga horária total é composta por 5.760 horas, sendo 1.152 horas (20%) destinadas às atividades teóricas e 4.608 horas (80%) às atividades práticas, cumpridas em 60 horas semanais em regime de dedicação exclusiva de acordo com as normas estabelecidas pela Lei n° 11.129, de 30 de junho de 2005. Para tanto, o residente recebe bolsa mensal, financiada pelo Ministério da Educação.

Contempla as profissões da área de saúde: Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Serviço Social. As atividades deste programa são desenvolvidas no Hospital (Centro Cirúrgico, UTI, Ambulatórios, Clínicas, Leitos) e unidades de Atenção Primaria da Saúde.

Coordenadora do Programa e do Eixo Transversal da Neonatologia Profa. Dra. Fabiana Bucholdz Teixeira Alves
Vice Coordenadora do Programa e do Eixo Transversal da Neonatologia Profa. Me. Débora Melo Mazzo
Coordenadora do Eixo Transversal da Análises ClínicasProfa. Dra. Mariane de Faria Moss
Coordenadora do Eixo Transversal da Enfermagem Profa. Me. Luciane A. Cabral
Coordenadora do Eixo Transversal da Farmácia Profa. Fernanda Malaquias Barboza
Coordenadora do Eixo Transversal da Fisioterapia Profa. Dra. Juliana Carvalho Schleder
Coordenadora do Eixo Transversal da Odontologia Profa. Dra. Fabiana Bucholdz Teixeira Alves
Coordenadora do Eixo Transversal do Serviço Social Profa. Dra. Cleide Lavoratti

Com início em 2017 a Residência Multiprofissional em Reabilitação é ampla, pois, além de proporcionar a formação de profissionais qualificados às exigências do SUS (Sistema Único de Saúde), possibilitam a construção coletiva de soluções aos problemas que acometem a população, preenchendo uma lacuna na região dos Campos Gerais.

As atividades deste programa são desenvolvidas em diversas fases da reabilitação, desde o internamento até a atenção primária em saúde. Contempla as profissões de educação física, fisioterapia, fonoaudiologia e serviço social.

Dentro dos 2 anos de formação os residentes participam de Programas Multiprofissionais de Reabilitação Cardíaca, Neurológica, Ortopédica, Pulmonar e de Dor Crônica Ambulatoriais, além de outras atividades específicas de cada profissão. Somado a isso, os residentes atuam nos setores de internamento do Hospital Universitário.

O Programa ainda conta com a parceria de Instituições filantrópicas e municipais como a Associação Pontagrossense de Assistência à Criança Deficiente, Centro de Reabilitação e Equoterapia Horse Life, Centro Municipal de Órtese e Prótese, Hospital Bom Jesus, e Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Por ano ingressam 8 profissionais sendo, 2 assistentes sociais, 2 fisioterapeutas, 2 fonoaudiólogos e 2 profissionais da educação física.

Coordenadora do Programa e do Eixo Transversal da Fisioterapia Profa. Dra. Juliana Carvalho Schleder
Vice Coordenadora do Programa e do Eixo Transversal da Fisioterapia Profa. Me. Débora Melo Mazzo

O Programa de Residência Multiprofissional em saúde do idoso, iniciado em 2014, tem duração de 2 anos, e objetiva formar o profissional da saúde para atuar em sistemas e serviços públicos integrados em Rede de forma multiprofissional, por meio da inserção em diferentes níveis de atenção em saúde, com ênfase na atenção à população idosa. Ainda, estará apto a prestar atenção integral à saúde da população idosa, no âmbito individual e coletivo, em diferentes cenários de atuação, considerando os determinantes sociais de saúde vivenciados pela população idosa que encontra-se sob seus cuidados, com articulação da atenção à saúde ao ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Os residentes atuam na atenção básica, junto às equipes de saúde da atenção básica e programas complementares como Núcleo Ampliado à Saúde da Família e Programa Melhor em Casa; em nível secundário, nos diferentes ambulatórios de especialidades multiprofissional disponíveis no HU-UEPG, e em nível terciário, nos setores de internamento clínico, cirúrgico, UTI, Unidade de Pronto Atendimento; bem como no Núcleo de Segurança do Paciente e Núcleo de Controle de Infecção. Além disso, fazem articulação intersetorial, com Centro de Referência de Assistência Social, organizações não governamentais, associações voltadas à atenção ao idoso e domicílios e instituições de longa permanência para idosos (ILPI).

Por ano ingressam 14 profissionais, sendo 6 enfermeiros, 2 cirurgiões-dentistas, 2 farmacêuticos, 2 fisioterapeutas e 2 profissionais do serviço social.

Coordenadora do Programa Profa. Dra. Clóris Regina Blanski Grden
Vice Coordenadora do Programa Profa. Dra. Danielle Bordin

Tendo início em 2020, o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental (RMSM) visa aliar o mundo do trabalho e da educação na especialização de profissionais de Ensino Superior das áreas de Enfermagem, Psicologia e Serviço Social para responderem às necessidades de saúde da população com conhecimentos e práticas aprimoradas no campo da Saúde Mental, nos diversos cenários de prática do Município de Ponta Grossa, Paraná.

A RMSM proporcionará o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades consistentes e atualizados em Saúde Mental para o exercício da atividade profissional de forma reflexiva, transformadora e ética e contribuirá para a atuação com autonomia e em colaboração com outros profissionais na promoção e manutenção da saúde por meio da integração da assistência de ensino, pesquisa, extensão e gestão, promovendo a participação e o controle social, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.

A RMSM atua na lógica da Reabilitação Psicossocial que consiste no desenvolvimento de ações articuladas no território nos campos do trabalho/economia solidária, da habitação, da educação, da cultura, da saúde, produzindo novas possibilidades de projetos para a vida, bem como visam o protagonismo dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial e de seus familiares.

Devido à pactuação com a Gestão Local de Saúde, os residentes multiprofissionais em Saúde Mental terão a oportunidade de atuarem na Rede de Atenção Psicossocial do município de Ponta Grossa/PR, além dos campos ofertados pelo Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG-UEPG) e Programa de Extensão UEPG Abraça vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que realiza acolhimento e atendimento psicossocial a comunidade universitária e seus familiares.

Por ano ingressam 6 profissionais, sendo: 2 enfermeiros (as), 2 psicólogos (as), 2 assistentes sociais.

Coordenadora: Prof.ª Drª Lara Simone Messias Floriano.